Alhandra S.C. - A História




                No dia 1º de Dezembro de 1921, um grupo de jovens alhandrenses reunia-se para materializar um projecto que há algum tempo vinha preparando: a fundação do Alhandra Sporting Club. Mais cedo que nas outras povoações da região, o movimento desportivo alhandrense agregava-se. Uma única colectividade desportiva passava a ocupar o espaço até aí preenchido por diversas associações – o Alhandra Foot-Ball Operário, o Alhandra Foot-Ball Club, o Alhandra Foot-Ball “Sousa Martins” e outras -, as quais, desde o fim da primeira década do século XX, proporcionavam aos alhandrenses a prática desportiva.

O Alhandra Sporting Club nascia, assim, para exprimir o sentido gregário, a unidade, a força, a fraternidade e o orgulho de Alhandra. Seguindo o rumo apontado pelos fundadores, aqueles que continuaram a sua obra sempre souberam encontrar e reencontrar essa unidade e coesão, irmanados no amor a Alhandra e ao Desporto, dentro duma saudável diversidade, própria da tradição de liberdade e democracia desta terra e deste clube.

O Alhandra Sporting Club teve desde logo como modalidade base o futebol, o qual continua a ser, nos dias de hoje, o encanto de jovens e adultos. O entusiasmo era grande e, muito naturalmente, o número de praticantes foi aumentando, surgindo em consequência a formação de duas equipas (1ª e 2ª categorias).

Alguns meses depois, em Setembro de 1922, é inaugurado o acanhado Campo de Jogos da Hortinha (do qual o Clube ainda hoje se serve e onde através dos tempos tem introduzido sensíveis e progressivas melhorias), recebendo nesse dia as visitas do Sport Grupo Sacavenense e do já então glorioso Sport Lisboa e Benfica.



Mas nem só o futebol atraiu a juventude de Alhandra, desde sempre vocacionada para a prática do Desporto. Houve também muito entusiasmo pelo Ciclismo, Atletismo e Andebol, que fizeram movimentar largas dezenas de praticantes.

Entretanto, na década de “30” surge a prática da Natação “a sério”. Do Rio Tejo passou-se para a “charca” da Hortinha (como na altura lhe chamavam), para mais tarde - em homenagem ou reconhecimento a um dos grandes baluartes do movimento associativo e cultural de Alhandra que foi essa grande figura do Teatro Amador chamada Francisco Filipe dos Reis (pai da escritora Manuela Câncio Reis e sogro de Soeiro Pereira Gomes, também Escritor e outro grande impulsionador da Piscina), e que esteve na base dessa iniciativa - passar a ser designada por “Piscina do Senhor Reis”, a qual é finalmente inaugurada com um grandioso festival de natação, no dia 7 de Agosto de 1936. É a época em que se começa a movimentar em força a natação portuguesa. São centenas as pessoas de todas as idades que ali aprenderam a nadar.

Surgem assim os primeiros campeões e os nomes de Alhandra, do Alhandra Sporting Club e de Portugal, surgem nas “bocas do Mundo”, nas parangonas dos jornais, quando em 22 de Agosto de 1954, atingindo o cume de uma fantástica e admirável carreira, o nosso grande Campeão Baptista Pereira (infelizmente já falecido) logrou vencer a famosa Travessia do Canal da Mancha, batendo o próprio recorde da prova. A partir de então, e para além de Baptista Pereira (que haveria nos anos imediatos de continuar a acumular êxitos e a confirmar a sua real categoria como nadador, em Portugal e no estrangeiro, cotando-se como o maior fundista português de todos os tempos) , surgem aqui novos campeões nacionais, pois é cada vez maior o entusiasmo e, na piscina do A.S.C., pelas mãos do dedicado alhandrense Alfredo Peniche "Tinoco" (também já falecido), aprendem a nada, todos os anos, mais de uma centena de pessoas de ambos os sexos, com natural predominância de crianças, não só de Alhandra mas também de localidades vizinhas.



Como reconhecimento pelos bons serviços prestados à modalidade, ao Desporto e ao próprio País, o então Presidente da Republica, General Craveiro Lopes, condecora a maior Glória do Desporto Alhandrense - Baptista Pereira - com a medalha de Mérito Desportivo (a primeira a ser concedida no nosso País a nível individual). Entretanto, Alfredo Peniche “Tinoco”, vê também reconhecido o seu valor, recebendo da Federação Portuguesa de Natação a Medalha de Serviços Distintos, por reconhecer na sua figura de Homem simples e dedicado, um Técnico de elevados méritos e um dos seus mais desinteressados servidores.



É ainda a Piscina do A.S.C. posta à disposição das Forças Armadas - que então não dispunham de tanques ou piscinas - e na qual recebem lições de natação ou aprendem a nadar, muitos soldados do Regimento de Artilharia de Sacavém, e marinheiros da Escola da Armada, de Vila França de Xira.



Em 1933, surge no Alhandra Sporting Club a Ginástica através do Curso de Ginástica infantil que o clube iniciou em colaboração com o jornal “OS SPORTS” (antecessor do já desaparecido “MUNDO DESPORTIVO”). Rapidamente se movimentam cerca de 200 crianças, entre os 7 e os 13 anos, e em varias exibições e festivais as crianças de Alhandra apresentam-se maravilhosamente, nomeadamente em 23 de Maio de 1936, na Sociedade de Geografia de Lisboa.



Em 1948 surge a Vela, como tendência natural que as gentes de Alhandra têm, e sempre tiveram, para a pratica dos Desportos Náuticos (ou não fosse Alhandra uma terra ribeirinha).



Muitos dos jovens que tinham o seu barquito de recreio para se "entreterem" no Tejo, pensam então dar um carácter mais competitivo e de maior participação nesta bela e salutar modalidade. Surgem assim as primeiras regatas e, em 1952, a Secção de Vela do A.S.C. atingia já um bom plano a nível nacional, surgindo em consequência atletas seus a defender valorosamente as cores nacionais no estrangeiro. Como resultado de toda esta dinâmica imprimida na Vela desde o seu início - a qual ainda hoje se mantém bem viva, continuando o A.S.C., embora com inúmeras carências e dificuldades devido ao elevado custo dos barcos e de todo o material, a ser um dos prestigiosos baluartes da Vela Nacional - alguns seus velejadores sagraram-se, em tempos não muito recuados, campeões Nacionais da modalidade.

Actualmente e falando apenas em termos desportivos o realce vai por inteiro para a Canoagem, onde o Alhandra se sagrou campeão nacional por clubes; campeões nacionais Kayak – polo femininos e vice campeões nacionais de Kayak – polo masculinos.



A Secção de Vela do Alhandra Sporting Club organiza, desde os finais dos anos “60”, a maior e mais espectacular prova náutica do Rio Tejo, e uma das mais importantes do País - O Cruzeiro do Tejo - que se disputa entre as terras amigas que são Alhandra e Salvaterra de Magos, prova esta que movimenta algumas centenas de embarcações dos mais variados tipos e respectivas tripulações, pertencentes a Clubes Náuticos de Norte a Sul do País. Outras modalidades, tais como o Basquetebol, o Ténis de Mesa e o Andebol de 11, foram praticadas, numa fase da vida do Clube em que foi possível reunir condições mínimas para o fazer, tendo através delas o A.S.C. bastas vezes saído prestigiado, quer desportiva quer socialmente.



Contudo, e a exemplo do que se passa na maior parte dos Clubes desportivos portugueses, é o Futebol a modalidade mais saliente e a que movimenta maior número de praticantes, em todas as categorias - desde as Escolas aos Veteranos - num número que ultrapassa largamente a centena de futebolistas.

Através do futebol, o Alhandra Sporting Club é durante muitos anos um dos mais regulares representantes da Associação de Futebol de Lisboa - de que é um antigo filiado -, tendo na década de “60” e em parte da de “70”, ocupado posição de relevo na segunda maior prova de regularidade do futebol português, a II Divisão Nacional.

Prova dessa regularidade e prestigio alcançados, foi a sua magnifica carreira na Taça Ribeiro dos Reis de 1964/65; em que, depois de ter eliminado e deixado pelo caminho alguns dos maiores Clubes do Futebol Português, foi um digno finalista.

Das suas Escolas e equipas juvenis (e até mesmo da primeira categoria), têm saído muitos e bons futebolistas - alguns dos quais têm atingido elevada notoriedade, chegando mesmo à internacionalização - pois o A.S.C. tem sido um autêntico alfobre de bons valores que despertam a cobiça dos grandes clubes.

A Secção de Pesca, já com cerca de três dezenas de ininterrupta actividade, tem participado regularmente em provas que se realizam nas muitas valas que atravessam a imensa lezíria dos campos de Vila Franca, assim como noutras mais a Sul - para além de ela própria organizar os seus torneios - muitos deles Inter-sócios.

A secção de Atletismo, que apesar das muitas dificuldades com que se deparou (a mais sentida das quais era a falta de uma pista de treinos, o que originava que os mesmos fossem feitos no Campo de Futebol, quase sempre ao mesmo tempo em que se treinavam os jogadores com os naturais contratempos que daí advinham) movimentou ainda largas dezenas de Atletas de vários escalões, sendo igualmente motivo de orgulho para o Clube, não conseguiu impor-se e terminou já há alguns anos atrás.



Comparecendo ao longo de cada época da modalidade em inúmeras provas, prestigiou-se a si própria e à Colectividade a que pertenceu - tanto colectiva como individualmente - tendo como seu expoente máximo José João Peixeiro, valor que se afirmou como uma realidade e que, com melhores condições de treino e outras possibilidades de vida, muito mais poderia ter conseguido fazer no Desporto Nacional.



Para o seu historial, e do Alhandra Sporting Club, fica o triunfo no Prémio Diário de Noticias e um honroso 6º lugar na l0ª Meia Maratona da Nazaré, em que foi o segundo melhor português a cortar a linha de chegada.



Actualmente o Alhandra possui as seguintes modalidades desportivas: Futebol de 11, nas categorias de  Escolinhas, Infantis, Iniciados, Juvenis e  Juniores  o que perfaz um total de praticantes de cerca de 125 jogadores, Vela, Natação (aprendizagem) com perto de 20 nadadores, Pesca com 16 praticantes, e aproveitando o Pavilhão da Escola Soeiro Pereira Gomes pratica-se Futebol de 5 (masculino e feminino) num total de 35 atletas, e o Taekwando com 10 participantes.



Possui também o Alhandra Sporting Club, desde o dia 7 de Setembro de 1942, uma confortável e bem apetrechada Secção Cultural/Biblioteca, onde existem cerca de 5.000 valiosas obras dos mais variados temas, que permitem aos associados tomar contacto com o romance ou o livro técnico, a poesia ou a ficção, a dramaturgia ou o livro infantil, etc., cultivando assim o espírito e adquirindo conhecimentos que só a boa leitura proporciona.



As muitas palestras, colóquios, exposições ou projecções de filmes que ao longo destes anos nela se efectuaram (apesar da exiguidade das suas instalações) ou por ela foram promovidos, muito tem contribuído para o elevar do nível cultural dos sócios do A.S.C. e da própria população em geral. Noutro aspecto, o A.S.C. tem prestado - e continua a prestar - a melhor das colaborações aos Clubes da sua zona e zonas limítrofes, nomeadamente no que respeita à recuperação física de atletas, no seu relativamente bem equipado Posto-Médico (o qual tem vindo progressivamente e com muita perseverança a ser dotado do equipamento e condições minimamente razoáveis para uma assistência condigna, não só aos atletas mas também aos associados, o que tem sido conseguido com muito espírito de iniciativa das Direcções e, também, com o imprescindível apoio da massa associativa e da população em geral).



Como conclusão, podemos orgulhosamente afirmar que, percorridos 93 anos de existência, o ALHANDRA SPORTING CLUB, que pelas suas características eminentemente populares sempre manteve e continua a manter as suas portas abertas a todos sem excepção que o queiram representar ou que nele queiram recrear-se, dignificando-se e dignificando-o, apesar das muitas limitações com que sempre deparou e lhe tem coarctado a acção, já deu, apesar de tudo, um notável contributo em prol do Desporto, da Cultura e do Associativismo em Portugal. Como reconhecimento e corolário de todo este trabalho desenvolvido desde a sua fundação, teve o Alhandra Sporting Club a grata satisfação de ser declarado COLECTIVIDADE DE UTILIDADE PÚBLICA, por despacho governamental de 12 de Dezembro de 1980, publicado na II Série do Diário da República de 31 desse mesmo mês.



Mais recentemente o Alhandra Sporting Club, viu-lhe ser atribuída a Medalha de mérito desportivo, em 28 de Agosto de 2000, pelo Despacho nº 19 091/2000 (2ª série).



Desde a sua fundação até hoje, o A.S.C. percorreu um caminho exemplar, formando muitas gerações de jovens, dinamizando a cultura e o associativismo popular, proporcionando e incrementando a actividade desportiva nas mais diversas modalidades. Tendo sempre como alicerce um trabalho, persistente e generoso, no campo da formação desportiva juvenil, o A.S.C. alcançou sucessos, no desporto nacional e internacional, que, também eles, não têm paralelo na nossa região.


Hino do Alhandra S.C.

HONRAR A PÁTRIA É UM DEVER
QUE PARA NÓS É IMORTAL
TAMBÉM É HONRA DEFENDER
COM A FÉ PRECISA
NOSSA DIVISA
PARA HONRARMOS O SPORT EM PORTUGAL
ALMA A QUEM O TEMOR NÃO VENCE
PEITO VIRIL MAS BEM LEAL
É NO SPORT ALHANDRENSE
COM A FÉ PRECISA
NOSSA DIVISA
PARA HONRARMOS O SPORT EM PORTUGAL



Letra e Música : Francisco Filipe dos Reis
                  


IN:http://alhandra.net/asc

Enviado por: Pedro Garcia 



Nenhum comentário:

Postar um comentário